sábado, 5 de março de 2011

“TOLEDOS ASSOCIADOS” OU “TOLETE DE MERDA” – PARTE I


           Era o ano de 1994, eleição para o governo do Amapá. Governador, a época, Anibal Barcellos, o “velhinho”. Os candidatos principais eram João Capiberibe e Jonas Pinheiro Borges. Equipe de comunicação e marketing contratada por Jonas Borges era toda de Belém, à frente o elétrico Osvaldo de Freitas Júnior, vulgo Vadinho. Antes de nossa equipe de pesquisa se integrar ao staff do Vadinho, o que se deu no segundo turno, fomos contratados no primeiro turno pelo empresário e suplente de senador Airton Quaresma. Desde junho de 1994 já estávamos em terras amapaenses. Uma série de três pesquisas no banco de dados, demonstrando a tendência da corrida ao palácio do Setentrião. Segundo turno: Capi e Jonas. Vadinho nos contrata. Montamos nosso quartel-general no Macapá Hotel em frente à Praça Zagury. Os sociólogos João Simões e Mário Jorge Brasil eram os responsáveis pelas pesquisas. A equipe de campo era toda de Macapá. Eu coordenava essa turma toda. Pesquisas novamente para municiar a equipe de Vadinho que tinha como principal redator Paulo Silber, o “Saroquinha”. Nossos dados davam vantagem ao Capi. O governador Anibal Barcelos não se conformava e contratou a peso de ouro o instituto de Pesquisa de São Paulo TOLEDOS ASSOCIADOS. No dia da apresentação, o próprio dono do Instituto veio a Macapá para analisar os dados da pesquisa e fazer o prognóstico da eleição amapaense. Equipe de governo, de marketing e o próprio “velhinho” assistindo a apresentação. Nós não fomos convidados para assistir. Tudo bem! Parecia combinado! Lá a frente da plateia, de paletó, Datashow, com aquela varinha na mão (parecia maestro conduzindo a orquestra) o próprio proprietário do Instituto, o tal!Diagnóstico: Jonas ganha a eleição. Disse mais: vai chegar com mais de 60% dos votos. Platéia empolgada, sorrisos nos rostos, “agora vai”. O instituto havia feito apenas uma pesquisa. E com esses dados já fazia o prognóstico.
              Sai do nobre salão do hotel o mais empolgado e elétrico de todos, Vadinho; afinal de contas era o marqueteiro. Lá estávamos nós, a beira da piscina, João, Mário e eu. Tínhamos fechado nossa quinta pesquisa. Uma evolução histórica estava no papel. Vadinho se aproxima “Dornélio, vamos ganhar.... vamos beber!; e ai o que deu na nossa pesquisa interna, não pode ter dado diferente da pesquisa da Toledos”. Pedi para o Vadinho sentar, servi uma cerveja e fomos tomando. Vado nos contou a apresentação da pesquisa Toledos. Então, fui fazer a nossa “apresentação”, sem Datashow, sem varinha, sem paletó. Não apresentamos uma pesquisa, mas uma evolução de cinco pesquisas. Então, dei o nosso diagnóstico: “Vadinho sei que estás alegre, empolgado, isso é muito bom, mas vocês estão sendo enganados pela Toledos”. Vadinho franziu a testa, recolheu-se um pouco, foi se levantando e não queria ouvir a verdade, “não Dornélio, a pesquisa de vocês só pode estar errada, não é possível” - Interrompi “calma, Vadinho, ainda não falamos nada” – Como sabemos, Vadinho parece ter nascido de sete meses, e foi logo antecipando - “é,mas já sei que vocês vão falar”. Bem, diante da apreensão fui logo dizendo “Vadinho, a situação não está fácil, como podes ver aqui no gráfico Jonas não tem muito espaço pra crescer, Capi está consolidado”. Aí Vadinho disparou “não, está errado, nós vamos ganhar, a Toledos fez até um prognóstico em gráfico que vamos chegar com mais de 60% a frente do Capi!!”. Vado bebeu rapidamente várias cervejas, sua alegria estava indo de cerveja a baixo, “e agora, o Jonas está me esperando para mostrar a nossa pesquisa, não vou falar pra ele, ele vai murchar”. João Simões que apenas observava disse “Vadinho, melhor o que tens que fazer é falar a verdade, as urnas estão próximas”. Vadinho recompôs-se “caramba, vou ficar doido; o cara diz uma coisa e vocês falam outra, quem está falando a verdade?”. João Simões foi levantando a voz “Vado, Vado me admiro de ti, dizer quem está falando a verdade, nós estamos fazendo pesquisa neste estado desde junho, conhecemos muito a tendência do voto aqui além do mais, estamos indo a campo conversar com o eleitor. Agora se tu queres acreditar na Toledos porque é lá de São Paulo -  nós somos, como tu, aqui de perto, de Belém -, tudo bem, pode acreditar!”. João Simões, sem que ninguém esperasse, saiu com essa: “Vadinho, eles não são Toledos Associados coisa nenhuma, eles são ‘Toletes de merda’.  Vado não aguentou e começou a rir. E, imediatamente, foi procurar Jonas Borges e passar a informação.

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