segunda-feira, 14 de março de 2011

A PESQUISA, O SENADOR E AS CESTAS BÁSICAS

Henrique Almeida era senador da República pelo estado do Amapá. No ano de 1994 tentava a reeleição. Nas primeiras rodadas de pesquisa aparecia sempre em primeiro lugar. Isto, aparentemente, deu-lhe tranquilidade e relaxou. Nas rodadas seguintes de pesquisas, detectamos que o favorito começou a despencar, a cada pesquisa caia mais, e mais, e mais. Desespero toma conta da equipe de campanha. O que fazer, agora?! Mostrávamos, sempre, ao cliente o desempenho de cada candidato por bairro. Em uma de nossas apresentações, o senador nos inquiriu: - “Mostre-me o resultado da pesquisa no bairro de Perpétuo Socorro, na outra pesquisa eu estava perdendo lá, vamos ver agora!”. João Simões puxou do relatório Perpétuo Socorro, “bem, senador, neste bairro... o senhor continua perdendo”. O paranaense “brancão” partiu pra cima de João Simões “a pesquisa tá errada, como pode se antes de vocês fazerem a pesquisa no bairro eu distribui 300 cestas básicas pra população, tá errada a pesquisa...”. João retrucou, “talvez não tenha surtido o efeito que o senhor queria ou a estratégia de distribuição foi mal feita”. O senador não se conformava “não... minha equipe é especializada nesse trabalho”. Tive que entrar na discussão, “senador, o senhor vem caindo nas pesquisas em todos os setores...” Ele me cortou “não... eu já fiz isso em outras eleições e ganhava!!!!”. Não teve mais clima para discussão. Ele sentia o peso da derrota se aproximando e estava muito, muito nervoso. Pegamos nossos relatórios e fomos para o hotel. Henrique Almeida caiu mesmo, ladeira abaixo, espatifou-se! Sebastião Rocha – o Bala -, que estava lá atrás passou Henrique Almeida e se elegeu senador naquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário